Notícias

Uma leitura, uma partilha de opinião.


“Uma leitura, uma partilha de opinião” é um espaço de partilha entre voluntários e voluntárias da ATLAS. Aqui descobrimos o que andam a ler, quais as suas reflexões e sentimentos. Estão todos e todas convidadas a deixar comentários ao artigo no fim desta página!


Vamos ser amigos para sempre

Comentário de
Irene Primitivo
Voluntária do Projeto Velhos Amigos em Leiria

Vamos ter amigos para sempre. Quem de nós não se revê a ter escrito isto numa composição da escola sobre um amigo especial? Ou, com sorte, a ler um texto destes no caderno do filho, quando ele era mais jovem, criança ainda?

É assim a amizade, “ a única relação afetiva incompatível com a ambivalência”. Quem no-lo diz é Francesco Alberoni ( n. 1929), professor de Sociologia, jornalista e escritor, um estudioso dos movimentos coletivos e das relações humanas, com vasta obra publicada sobre estas temáticas.

Este livro avança, capítulo a capítulo, no labirinto da amizade: destrinça entre enamoramento e amizade (Cap. VIII); os inimigos da amizades (Cap. XXX e Cap. IXV );  os grandes pares de amigos da Antiguidade (Cap. XVI), mas tem como ideia central, que atravessa todo o livro, um conceito chave: O ENCONTRO.

O encontro é “a mola da amizade”. O autor diz-nos que “quando encontramos um amigo, mesmo depois de muitos anos, é como se o tivéssemos deixado um momento antes” e que a amizade se constrói “através dos encontros e dura através deles”. Mesmo que os encontros sejam muito intervalados (e o autor fala-nos da estrutura do tempo granular, o tempo na amizade não é um contínuo), os amigos conseguem retomar as coisas no ponto em que as tinham deixado (p. 165). O autor conclui que “a amizade é uma filigrana de encontros”.

Ser amigo é ser preferido a todos, a qualquer outro, à imensa massa anónima dos outros (p. 49). O amigo é aquele que nos compreende (p. 53) e com quem nunca nos aborrecemos (p. 99), pois é com os amigos, na adolescência, que exploramos os mistérios da vida e, na adultez, com quem “se aprende a ver e a respeitar o outro naquilo que ele é: o nosso oposto e o nosso complemento” (p.103)

Este livro deixou-me a refletir nas amizades que tive e que acabaram, nas que  se esfumaram com o tempo e naquelas outras que (ainda) se manifestam no silêncio das distâncias, dos não-encontros, [ e a pandemia não é desculpa para estes silêncios  e não-encontros]. Contudo, sei que, apesar de chegada a esta idade mais pacificada, ainda acredito em amigos para a vida. Caminhantes lado a lado na vida. Sei que os tenho e que não saberia viver sem eles.

A AMIZADE
Francesco Alberoni
Bertrand Editora, 2011

Coloque um comentário