Notícias

Envelhecer de uma forma mais agradável


Este é o resumo de um trabalho que preparei para um grupo de jovens. Quando mo pediram achei descabido falar de envelhecimento a jovens, mas pensando melhor não é tão descabido como possa parecer. A velhice começa a preparar-se muito cedo.

Eu própria a fui preparando, sem me aperceber. Mas agora, olhando para trás, vejo que se não tivesse assentado a minha vida em três valores que considero essenciais não teria hoje nada de positivo para transmitir aos mais novos. 

 E quais são esses valores?

1 – Ter objectivos e lutar por eles 

2 – Não virar as costas às dificuldades

3 – Responder aos desafios.

Permitam-me que refira alguns exemplos:

1 — Estudamos porque queremos tirar um curso onde nos sintamos realizados e que nos dê uma certa estabilidade financeira e emocional.

2 — Casar e ter filhos. Não é nada fácil conciliar a vida profissional com a vida familiar. (Cheguei a ter cinco homens à minha responsabilidade numa altura em que os homens não colaboravam nas tarefas domésticas).

3 — Quando me aposentei não parei. Comecei por colaborar em movimentos da Igreja. Além de outras actividades fui catequista. Do grupo de Catequese nasceu um grupo de Jovens que me proporcionaram momentos incríveis (encontros com outros grupos, viagens, convívios) Aqui os mais novos ficam a saber como podem ajudar os mais velhos a envelhecer de uma forma bem agradável.

Fiz parte de um grupo sócio caritativo onde me senti totalmente realizada (contribuir para que alguém possa ser um pouco mais feliz) Paralela e individualmente estava atenta e ajudava quem precisava da minha ajuda. 

Participei na Política. Aí não era bem a «a minha praia», mas, por insistência de terceiros, fiz parte dos Órgãos Políticos de um partido e fui candidata a uma Junta de Freguesia.

Mais tarde matriculei-me numa Universidade Sénior e, com mais de 70 anos, iniciei-me nas novas tecnologias. Convivi, fiz novos Amigos, obrigava-me a sair de casa. Ainda me mantenho na hidroginástica. Faz bem ao corpo e à mente.  Concluo partilhando com os leitores a convicção de que para envelhecer de uma forma mais agradável não podemos parar nem ter uma vida facilitada. Antes, pelo contrário, vamo-nos treinando para vencermos as dificuldades que a vida nos vai apresentando e enfrentarmos todos os desafios.


Autor
Maria Fernanda Alegre

Nasceu em 6 de julho de 1933, no concelho de Condeixa-a-Nova. Fez o curso no magistério primário. É viúva, tem 3 filhos e 2 netos. Depois de se reformar, tem-se dedicado ao voluntariado.

Coloque um comentário