Escolas Solidárias

O Projeto Escolas Solidárias:

A ATLAS está presente em dois agrupamentos da zona centro nos quais apoia a turma de multideficiência e alunos de famílias carenciadas.

Projeto I

O projeto está no terreno desde 2013, atuando na Escola Correia Mateus, em Leiria.

Através do apoio diário prestado pelos voluntários do ATLAS, a sala de multidificencia desta Escola consegue apoiar de forma mais eficaz os alunos com necessidades educativas especiais.

Atua, com o apoio dos voluntários do ATLAS, em dois Agrupamentos do concelho de Leiriade formas diferentes.

O projeto está no terreno desde 2013, atuando na Escola Correia Mateus, em Leiria.

Através do apoio diário prestado pelos voluntários do ATLAS, a sala de multideficiência desta Escola consegue apoiar de forma mais eficaz os alunos com necessidades educativas especiais.

Centrando-se no Desenvolvimento Local, este projeto visa atuar no apoio direto aos profissionais desta sala de ensino, como também proporcionar a dinamização de atividades diárias. Para este projeto estão no terreno diariamente dois voluntários, que cumprem o horário das 15:30 às 17:30, trabalhando em equipa com os recursos humanos disponibilizados pela Escola, sejam Professores ou Auxiliares.

No total existem 25 voluntários disponíveis para este projeto.

Projeto II

Em desenvolvimento desde 2011, e decorre na Escola Guilherme Stephens da Marinha Grande.

O seu grande objetivo é apoiar, através da doação de cabazes alimentares, famílias com carência económica.

Assim, todos os meses o ATLAS é responsável por fazer chegar a esta Escola 11 cabazes repletos dos mais variados alimentos e produtos. Este projeto é estabelecido em parceria com a Escola em questão, que tem um papel ativo na identificação e sinalização de crianças com dificuldades financeiras.

Mas, os problemas nem sempre ficam pela alimentação, e muitas vezes o ATLAS acede a pedidos de ajuda em outros campos, como por exemplo: consultas dentárias, óculos, etc.