Notícias

Abertura da delegação da ATLAS em Pombal


No dia 1 de Outubro, Dia Internacional do Idoso, realizou-se a abertura do novo espaço que pretende acomodar a logística inerente aos projetos da ATLAS, em Pombal.

O apreço que as pessoas têm pelo voluntariado, incentiva-as a praticar acções que ajudam a dar continuidade e fortalecimento ao próprio voluntariado.

Foi esse gesto de disponibilidade e generosidade que encontrámos nos nossos senhorios, que através de um Contrato de Comodato, cederam uma loja na Zona Histórica da cidade de Pombal à ATLAS, para aí instalar a nossa nova Delegação. Fica numa rua pouco movimentada, mas com possibilidade de circulação rodoviária e com boa acessibilidade.

Este novo espaço pretende acomodar a logística inerente aos projectos da ATLAS – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento, nomeadamente o dos Velhos Amigos, implementado nesta cidade desde Maio de 2018.

Além disso e mais importante ainda, esta nova delegação vai possibilitar aos nossos Velhos Amigos usufruírem de um espaço onde podem encontrar uns momentos de entretimento já existentes no universo ATLAS (Coimbra, Leiria ou Marinha Grande) designadamente “Chá das 5”, “Jogos intergeracionais”, “Canto das Janeiras” ou simplesmente um pouco de atenção.

Os voluntários, de acordo com as suas disponibilidades e interesses, também, esperamos, possam sentir aquele espaço como seu. As Sessões de Integração para novos voluntários ou pequenas formações de boas práticas do exercício do voluntariado serão ali realizadas.

Também virado para a comunidade, podem ser realizadas actividades do universo ATLAS como workshops, “Encontros ao Serão” ou, para referir apenas um exemplo, servir de ponto de partida/chegada para um “Pedi Papper”.

Actualmente, e durante os próximos 3 anos, o Projecto Velhos Amigos terá também uma vertente tecnológica dada a aprovação da sua candidatura ao programa Portugal Inovação Social, sendo a Câmara Municipal de Pombal, um dos Investidores Sociais.

Nesta vertente tecnológica vamos disponibilizar botões de teleassistência e georreferenciação aos beneficiários, bem como Tablets para treino cognitivo, proporcionando a orientação necessária ao seu manuseamento, pelo menos uma vez por semana, neste espaço.

Foi com estes desafios em mente que os voluntários se empenharam a arranjar donativos e colaboração de várias empresas e pessoas, reunindo os meios necessários para fazer algumas obras de remodelação, adaptando e apetrechando o espaço para as actividades que aí pretendemos levar a cabo, tornando-o um local muito aprazível.

É também uma oportunidade para divulgação da Associação e dos seus vários projectos, e permitir uma maior mobilização da sociedade Civil em torno desta causa.


Autor: Ana Paula Cordeiro

Voluntária e Coordenadora do Projeto Velhos Amigos em Pombal. A Ana Paula dedica muito do seu tempo a coordenar as atividades da ATLAS em Pombal, a angariar voluntários, a acompanhar os beneficiários e a mimá-los sempre que pode. A delegação da ATLAS em Pombal é resultado em grande parte da sua entrega e entusiasmo a este projeto.

Coloque um comentário