Notícias

Boas Vindas a 2021


Estamos a terminar o ano 2020 e a única forma de nos encontrarmos  para a despedida deste ano tão único e tão atípico é via ZOOM.                                                   

Nesta ocasião quero, em nome da Direção da ATLAS, agradecer a todos os voluntários da Atlas, à equipa técnica da Atlas e às coordenadoras. A todos, que Nunca deixaram de estar presentes nas ações de beneficência que a Atlas vem desenvolvendo, agradeço a forma dedicada e empenhada, o sentido de compromisso e o profissionalismo com que todos participaram ao longo deste ano marcado pelas máscaras, pelo distanciamento, e também pelo medo e pela solidão.


Houve muitos momentos de grande intensidade: o Estado de Emergência, os avanços da pandemia, as dúvidas sobre os melhores gestos para melhor proteger os mais fragilizados.

Soubemos partilhar dúvidas, mitigar medos, e continuar em frente.

Foi sempre um trabalho de equipa, de uma equipa muito competente e responsável focada na colaboração entre voluntários e com os parceiros.

Foi um ano particularmente pujante para os projetos do ATLAS graças ao trabalho árduo das técnicas do Atlas. E é a elas: À Ana Rita, à Rita , à Claudia e à Leonor que eu, em meu nome e em nome da Direção quero agradecer em particular. A sorte não é um acaso. Dá trabalho. E com esta equipa o Atlas cresceu e podemos mesmo dizer que o Atlas vive um momento único com os projetos em curso e prémios que nos obrigam a compromissos. Destaco os projetos que estão em curso:

  • Troféu Português do Voluntariado|2020, na categoria geral, promovido pela Confederação Portuguesa do Voluntariado ficámos com o compromisso acrescido de promover e divulgar o voluntariado, bem como o de divulgar as boas práticas de voluntariado,
  • Projeto financiado pelo Portugal 2020 que traz soluções de monitorização para promover a segurança, a saúde e o bem-estar dos idosos, com os dispositivos de georreferenciação, e os tablets que permitirão desenvolver actividades de estimulação cognitiva e manter uma rede de contactos
  • O Projeto Amigos em Casa, uma candidatura ganha do Programa VINCI para a Cidadania em que conseguimos verbas para o melhoramento das condições de habitabilidade das casas dos(as) idosos(as), contribuindo para um aumento do seu bem-estar, conforto e segurança.
  • Candidatura da Fidelidade que está no terreno a trabalhar o merchandising da Atlas que já é visível com a newsletter, o novo site, a loja virtual do ATLAS

Estes projetos estão no terreno também graças às coordenadoras do Atlas: Raquel, Ana Paula, Isabel, Dora e Sílvia, dedicadas e ativas na prossecução do bem-estar dos idosos e das famílias que o ATLAS apoia. E não vingarão sem os voluntários.

Fizemos 12 anos e não fizemos festa.

Não houve arraial, não houve gala com os parceiros, não houve festas do Bodo, nem as festas da Cidade na MG, nem Feira de Leiria. Não houve chá das 5 nem Aldeia Solidária no Natal. Não houve janeiras, nem almoço de natal! Mas houve voluntários que colocaram mãos à obra quando os restaurantes fecharam, e que estiveram sempre presentes quando mais necessário.

Na luta contra a pandemia que nos isola, na luta contra a solidão, o Atlas (para todos os seus projectos) precisa de todos.

Obrigada a todos, voluntários, coordenadoras e técnicas.

SOMOS UMA EQUIPA que acredita nos valores da Atlas: Cooperação, Compromisso, Criatividade, Solidariedade e Transparência. E somos uma equipa que está a crescer. O que semeámos em 2020 assegura-nos que vamos ter um ano 2021 repleto de boas colheitas.

Feliz 2021!


IRENE PRIMITIVO

Secretária da Direção
ATLAS – People Like Us

Coloque um comentário