Notícias

Velhos Amigos Alcobaça


O Projeto Velhos Amigos abre-nos as portas para experiências únicas e incomparáveis, permite-nos vivenciar as mudanças dos nossos Velhos Amigos e as mudanças que acontecem connosco. Proporciona momentos de alegria partilhada ou de tristeza dividida que nos enriquecem a todos e contribuem para uma construção pessoal e social mais coesa.

Os primeiros meses deste projeto no Município de Alcobaça já nos permitiram formar família com os beneficiários, ultrapassando as desconfianças iniciais e instituindo dinâmicas estruturantes. Esta criação de laços, permitiu-nos encontrar soluções para questões habitacionais ou de saúde que necessitavam de respostas urgentes. Com a colaboração de Voluntários e de Empresas presentes na Comunidade envolvente, foi possível substituir mobília e eletrodomésticos, forrar o telhado, criar um sistema elétrico de raiz, providenciar óculos novos, fornecer roupa nova, entre tantos outros pequenos mimos que foram surgindo naturalmente entre pessoas que se conhecem, que se gostam e que se respeitam.

As mudanças positivas que observamos nos Beneficiários fazem-nos acreditar que estamos a trabalhar no caminho correto, com consciência de que nos encontramos permanentemente em aprendizagem.

Iniciamos a 18 de setembro a Equipa 2, com o mesmo entusiasmo inicial, porque é muito bom ver a família crescer e perceber que estamos a chegar a quem precisa de nós e que no combate à solidão faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para vencer. Vamos também agora consolidar a presença, na visita aos Beneficiários, de adolescentes, atletas do CRP Ribafria, com o intuito de irmos familiarizando os mais jovens com o voluntariado como prática social.

Ao avançarmos pouco a pouco, somos levados a refletir sobre o que tem sido a experiência neste projeto e a palavra que me surge constantemente é “obrigada”. Sem qualquer ordem específica:

Obrigada à Direção, às Coordenadoras e às técnicas que estão sempre na linha de apoio prontas a entrar em acção.

Obrigada aos beneficiários que partilham a sua história de vida de uma forma tão autêntica e que nos recebem de braços abertos fazendo-nos sentir sempre bem-vindos.

Obrigada aos restaurantes que, com um esforço acrescido em tempos de pandemia, não esquecem o seu papel na construção de um mundo melhor e tudo fazem para que este Projeto funcione.

Obrigada às Empresas que têm colaborado connosco, ficamos verdadeiramente emocionados com o carinho com que os nossos pedidos têm sido atendidos.

Obrigada aos Voluntários que com empenho, coragem e compromisso têm cumprido muito mais que a sua missão.

Acredito, desde o início desta aventura, que os voluntários são a força motriz deste projeto, cada um com a sua forma de pensar, de sentir ou de agir, mas todos com um mesmo propósito – cuidar. Às vezes vamos em esforço, outras vezes sentimos que podemos fazer mais, mas a verdade é que aos poucos fazemos a diferença para melhor. Esta é a realidade em Alcobaça, mas também em Leiria, na Marinha Grande, na Batalha, em Coimbra, em Pombal ou em qualquer outro lugar onde cheguem os Voluntários da Atlas, porque esta é a nossa essência.

Todos, formamos uma equipa incrível, uma equipa que se complementa e equilibra com as suas diferentes competências, disponibilidades ou energias. Uma equipa que se rege pelos valores em que acredita e que arregaça as mangas para mudar um mundo de cada vez.

Penso que todos concordamos com o facto de que aprendemos muito com esta experiência e que, apesar do tempo que oferecemos, o que recebemos de volta é muito mais valioso.

Obrigada a nós, todos, que fazemos acontecer, que acreditamos que vale a pena continuar e que recolhemos sorrisos por onde passamos.


Autora
Sílvia Marquês
Voluntária ATLAS. Coordenadora do Projeto Velhos Amigos em Alcobaça

Coloque um comentário