Notícias

O Projecto Radices em Pombal!


Faço parte da equipa de voluntárias que dinamiza as sessões de actividades que acontecem semanalmente na Delegação da ATLAS em Pombal.

São sessões já por si bastante interessantes, em que fazemos o convite a quem está sozinho em casa, que venha passar a tarde num convívio informal, com actividades lúdicas ou simplesmente conversar.

É neste ambiente que surge o Projecto Radices, que veio enriquecer estas tardes!

E porquê? Muito simplesmente porque trouxe um propósito, um projecto de trabalho, de certa forma a responsabilidade de produzir a peça que foi idealizada em conjunto com jovens e idosos (como aqui já explicado). 

“Fazer peneiras”, expressão mais utilizada, é decorar a peneira, com criatividade, escolher a cor do trapilho, o ponto, o entrançado, mas sempre com a preocupação de diversificar e que ficasse bonita e perfeita, para que resultasse uma Peneirenta pronta a ser vendida.

Foram horas em o que pensamento estava ali, passavam depressa, mas deixavam um bonito e colorido resultado!

A dedicação e disponibilidade das voluntárias assíduas (Adelaide, Regina, Margarida) e das técnicas (Sara e Patrícia) foram essenciais para que as sessões fossem sempre acompanhadas, que houvesse material e que decorressem de uma forma natural, mas como planeada.

Passámos uma época natalícia e foram vários os netos, os filhos, noras, sobrinhos que no Natal de 2023 foram presenteados por uma peneirenta. E o seu presente foi a avó, a tia, a mãe, a cunhada que o fez, no âmbito deste projecto, em ambiente de partilha de emoções, como muito

Autora:

Ana Paula Cordeiro

Voluntária e Coordenadora da ATLAS em Pombal

Coloque um comentário