Prepare-se para uma viagem ao coração da nossa memória musical, numa gala que reúne, numa só noite, os clássicos portugueses que marcaram gerações. No dia 21 de fevereiro de 2026, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, abre as portas para um espetáculo especial, criado com o propósito de apoiar a missão da Atlas. Com um bilhete de apenas 8 euros, pode oferecer muito mais do que cultura, oferece solidariedade, presença e futuro. Neste Natal, surpreenda a família e os amigos com uma prenda cheia de significado, colocando no sapatinho um ou mais bilhetes para esta noite inesquecível. Junte-se a nós e celebre o melhor da música portuguesa enquanto ajuda quem mais precisa. Cada lugar preenchido é um gesto que transforma.
OS MELHORES CLÁSSICOS PORTUGUESES
Atlas – People Like Ustraz os Clássicos Portugueses a todos nós.
UMA NOITE | UM ESPETÁCULO
DIA 21 FEVEREIRO DE 2026
TEATRO JOSÉ LÚCIO DA SILVA | LEIRIA
PREÇO: 8€
Ofereça uma prenda de Natal aos seus familiares e amigos,colocando no sapatinho um ou mais bilhetes.
No Dia do Bolinho, os nossos voluntários foram visitar os idosos levando merendinhas e sorrisos. Este gesto só foi possível graças ao apoio generoso de quem nos acompanha e nos permite tornar realidade pequenos grandes momentos de alegria.
Em Pombal contamos com a Pastelaria PombalDoce, em Leiria com a Pastelaria Sar&Doce, na Batalha com as voluntárias Celeste Guerra e Alexandrina Goreti, na Marinha Grande com a voluntária Lynette Pereira, em Coimbra com o apoio de diversos voluntários e em Alcobaça com a oferta solidária de um particular.
Cada contribuição transformou um dia comum num momento especial para os nossos idosos. As visitas deram ainda lugar a conversas sobre tradições de terra a terra, com curiosidades e lembranças sobre os nomes diferentes que se dão a estas celebrações, enquanto uns dizem “bolinho”, outros recordam o “pão por Deus”, mostrando que as tradições ganham vida quando são partilhadas.
A todos os que tornaram possível este Dia do Bolinho, o nosso agradecimento é profundo e sincero, porque juntos oferecemos mais do que uma merenda: oferecemos presença, afeto e comunidade.
Com a chegada do Natal, regressa também a alegria de reencontrar a comunidade e partilhar gestos que aquecem o coração. A Atlas volta a marcar presença nos Mercadinhos de Natal, levando consigo o encanto dos presentes feitos com propósito e a vontade firme de continuar a construir um futuro mais generoso. É uma oportunidade simples e bonita de apoiar quem faz a diferença.
O espírito de Natal chegou e a ATLAS estará, à semelhança dos anos anteriores, em mais um momento de encontro e partilha com a comunidade. Este ano estaremos presentes no Mercadinho Solidário do Leiria Natal, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, e no Mercadinho de Natal da Marinha Grande, entre os dias 13 e 21 de dezembro.
Cada visita sua se transformará num abraço à nossa missão e será mais uma oportunidade para conhecer de perto o nosso trabalho e descobrir presentes solidários cheios de significado.
Venha visitar a nossa barraquinha, descobrir os presentes solidários que preparámos e apoiar a nossa missão. Cada gesto conta para construirmos um futuro melhor!
No primeiro dia de novembro, a tradição falou mais alto e a Atlas levou até aos seus beneficiários não apenas o sabor do bolinho, mas a ternura das memórias que este costume sempre despertou. Foi um momento sereno, cheio daquela emoção antiga que faz lembrar a importância de cuidar uns dos outros, celebrando pequenas coisas que, na verdade, são as que mais ficam
No passado dia 1 de novembro, a Atlas quis reforçar a tradição do dia do bolinho junto dos seus beneficiários. Nesse dia, demos aos beneficiários mais do que a sua refeição ou dois dedos de conversa. Nesse dia, recordámos com os nossos queridos amigos e amigas o significado desta tradição e, com emoção à mistura, vieram à tona memórias bonitas.
Oferecemos bolinho com uma mensagem inspiradora, de esperança, que os recorda que não estão sozinhos. Um agradecimento à pastelaria Sar&Doce por nos permitir levar alegria em forma de bolinho. Um abraço apertado à Atlas, por nos permitir experienciar momentos tão bonitos e gravar estas bonitas memórias no coração.
Para terminar, permitam-me o convite a quem quer fazer a diferença na vida das pessoas. Se tens duas horas livres, por mês, a um sábado, junta-te a nós. Atreve-te a sentir a alegria e gratidão dos beneficiários quando lhes tocamos à campainha.
Foi um dia que começou simples e acabou cheio de vida, na Marinha Grande, onde o congresso de escuteiros reuniu muitos sorrisos e uma curiosidade bonita. A presença da Atlas, instalada discretamente no exterior, transformou-se numa porta aberta para conversas que nasceram espontâneas, como sempre acontece quando o interesse é verdadeiro. Houve perguntas inocentes, outras mais maduras, todas carregadas de sensibilidade e vontade de fazer o bem, lembrando que a solidariedade, quando nasce cedo, ganha raízes fundas e segue viagem até ao futuro.
Realizou-se no passado dia 22 de novembro, na Marinha Grande, um congresso de escuteiros, organizado pelo CNE Região Leiria-Fátima. A Atlas foi convidada a estar presente, com uma banca no exterior, no sentido de dar a conhecer o nosso trabalho. Ao longo dia fomos abordados por muitos escuteiros e seus chefes, que nos fizeram inúmeras perguntas, revelando um interesse genuíno nos nossos projetos.
As questões variaram muito, em função da faixa etária. Os mais pequeninos (lobitos) quiseram saber em detalhe como se faziam as taças. Apreciaram a ideia de conversarmos com os nossos beneficiários de os envolvermos em jogos e de celebrarmos datas especiais, como aniversários. Um menino disse-nos que a sua avó vive muito sozinha e que seria bom irmos conversar com ela. Outros gostariam de se inscrever como voluntários.
Os mais crescidos mostraram especial apreço pelo projeto escolas solidárias. Duas “exploradoras” de um colégio de Fátima, resumiram muito bem a nossa conversa. Nessa escola, os alunos envolvem-se em vários projetos solidários, concluindo que os nossos valores e aquilo que nos move é em tudo similar.
Chefes de Monte Real e Vieira de Leiria, sugeriram a possibilidade de acompanharem a Atlas numa ação de voluntariado ou numa tarde na Delegação, com os nossos beneficiários.
Este evento foi uma oportunidade de nos darmos a conhecer aos mais novos e de reforçar a importância da solidariedade e do voluntariado.
A missão do Gungo foi uma experiência indescritível. Contávamos com um grande desafio, mas as condições da população, a falta de recursos (comida, água potável, saneamento básico, por exemplo) conseguiram surpreender-nos. Contudo, o espírito de ajuda a esta população tão inspiradora deu-nos a força para mantermos a nossa missão, que além de prestar cuidados ao povo, permitiu instruir e fomentar o conhecimento dos promotores de saúde – estamos por isso certos de que a nossa missão continuará através dos mesmos.
Estou grato à organização Atlas pela oportunidade única de crescimento pessoal e profissional, e aos meus incríveis colegas que estiveram neste barco comigo.
Nunca vimos o rally ao vivo só ouvíamos o barulho dos carros ao longe, e desta vez tivemos a oportunidade de ver o carro de perto e o piloto Rafael Cardeira a experimentá-lo e até sentimos a emoção do som do carro.
Levámos os nossos cartazes e gostámos muito de apoiar o Rafael. O Rafael Cardeira foi muito simpático, falou connosco, tirou umas fotos…ele é todo jeitoso. Ainda por cima é do Sporting! A minha malta também é toda do Sporting, por isso foi logo conversa certa.
Soube bem sair de casa, estarmos todas juntas e conviver, ver gente nova…foi um dia diferente. E ainda tivemos um ótimo lanche!
Foi um dia bonito, já estamos à espera da próxima!
El pasado 1 de octubre tuve la suerte de participar en el Festival Sénior y ATLAS – People Like Us, celebrado en Pombal con motivo del Día Internacional de las Personas Mayores.
Esta iniciativa fue una oportunidad maravillosa para dar a conocer la labor de nuestra asociación y mostrar el trabajo que realizan con tanta ilusión y compromiso las personas mayores que forman parte de ella. Su ejemplo es una verdadera inspiración para todos los que colaboramos en el ámbito del voluntariado.
Durante el evento, recreamos nuestras sesiones de producción de tazas artesanales, en las que cada pieza es única y refleja la creatividad y el cariño con que se elabora. Los visitantes se mostraron muy interesados en el proceso creativo y disfrutaron al ver de primera mano el trabajo que realizan nuestros mayores, quienes destacan por su pasión y compromiso.
Recibimos a numerosos visitantes que se acercaron con curiosidad y entusiasmo, y muchos de ellos se llevaron consigo una de nuestras piezas, valorando el esfuerzo y la dedicación que hay detrás de cada una. Además, tuve el honor de entregar diplomas de reconocimiento a nuestros mayores, en agradecimiento por su participación y por ser el alma y la fuerza de nuestra asociación.
Fue una jornada muy especial, llena de alegría, compañerismo y creatividad. Nos fuimos con el corazón lleno y la satisfacción de haber compartido un día que celebra el valor del trabajo conjunto, el arte y, sobre todo, la gran aportación de las personas mayores a nuestra comunidad.
Festival Sénior e ATLAS – People Like Us: um dia para celebrar o talento e a dedicação dos nossos seniores
No passado dia 1 de outubro, tive a sorte de participar no Festival Sénior e ATLAS – People Like Us, realizado em Pombal por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Idosas.
Esta iniciativa foi uma oportunidade maravilhosa para dar a conhecer o trabalho da nossa associação e mostrar o que realizam, com tanta alegria e compromisso, as pessoas idosas que dela fazem parte. O seu exemplo é uma verdadeira inspiração para todos nós que colaboramos no âmbito do voluntariado.
Durante o evento, recriámos as nossas sessões de produção de taças artesanais, nas quais cada peça é única e reflete a criatividade e o carinho com que é feita. Os visitantes mostraram-se muito interessados no processo criativo e gostaram de ver, de perto, o trabalho realizado pelos nossos seniores, que se destacam pela sua paixão e dedicação.
Recebemos numerosos visitantes que se aproximaram com curiosidade e entusiasmo, e muitos levaram consigo uma das nossas peças, valorizando o esforço e a entrega que estão por detrás de cada uma. Além disso, tive a honra de entregar diplomas de reconhecimento aos nossos seniores, em agradecimento pela sua participação e por serem a alma e a força da nossa associação.
Foi um dia muito especial, cheio de alegria, companheirismo e criatividade. Saímos de coração cheio e com a satisfação de ter partilhado um momento que celebra o valor do trabalho em conjunto, da arte e, acima de tudo, o grande contributo das pessoas idosas para a nossa comunidade.
No coração do Gungo, em Angola, um grupo de profissionais de saúde voluntários da Atlas, Profissionais do Hospital de Santo André, descobriu que a medicina vai muito além da técnica. Descobriram que cuidar é, antes de tudo, escutar o sofrimento e partilhar a esperança.
Num lugar onde quase nada existe nem medicamentos, nem equipamentos, nem condições mínimas, o gesto de cada voluntário transforma-se num milagre quotidiano.
Esta missão lembra-nos que a solidariedade não é um luxo, é uma necessidade profundamente humana. Leva-nos a perceber que, por vezes, o que mais cura não é o que levamos, mas o que deixamos: a presença, o exemplo e o amor em ação.
Esta Missão Médica ao Gungo foi promovida pela Atlas, financiada pelo Programa Saúde nos Junta, da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde e contou com o apoio do Hospital de Santo André e com o Grupo Missionário Ondjoyetu (ligada à Diocese de Leiria-Fátima e à Diocese do Sumbe).
“Sinto que sou uma privilegiada por ter integrado esta missão, que não só me enriqueceu profissionalmente, expondo-me a uma realidade médica bastante diferente da que estou habituada, mas que também me encheu a alma com os ensinamentos que recebi e com a sorte de ter trabalhado lado a lado com um grupo extraordinário de voluntários. Apesar da resiliência deste povo, a escassez de recursos no Gungo é chocante, revelando a necessidade e a urgência da nossa ajuda!”
Dra. Vânia Martins
“Do Gungo, a memória mais marcante que trago é a da gratidão de um povo. Gente que “nada” tem, mas que até o “nada” oferecem para mostrar o seu profundo agradecimento. É um povo cativante, que me faz dizer que 85% de mim voltou…o restante ficou lá…e não volta.
Não é difícil fazer a diferença num sítio que precisa de tudo. A maior necessidade é a de pessoas que levem o seu conhecimento e experiências e os ponham ao serviço da missão, que é cuidar daquela gente.”
Enfermeiro Gonçalo
“A missão no Gungo foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Tive a oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias, partilhar conhecimentos e aprender com uma comunidade que, apesar das imensas dificuldades que enfrenta, vive com uma alegria e solidariedade inspiradoras.
Volto de coração cheio e com certeza de que o voluntariado nos transforma.
Sinto-me igualmente grata por ter partilhado esta experiência com a melhor equipa que podia ter encontrado.”
Comentários